terça-feira, setembro 19, 2006

Um pequeno tutorial já prometido a algum tempo..
Bem, esse eu fiz todo ele, direto no photoshop. Desde o traço até a finalização. Geralmente não costumo fazer o esboço direto no computador, prefiro fazer no papel usando a maneira tradicional com lápis, ou lapizeira. Nesse caso como esse desenho começou meio que por brincadeira pra relaxar um pouco, o fiz no photoshop direto, um traço bem mais ou menos.





















Bem, depois escolho uma cor de fundo onde vou me baseando pro restante da pintura.




















Dai pré-escolho as cores que serão dos personagens e cenário. Já começo usando o pincel nessa parte e irei até o final usando apenas o pincel e suas predefinições.



















E vou definindo onde vai ter sombra e luz. Não faço uma marcação certa sobre isso prefiro ir na pintura definindo o que eu achar melhor.



















Aqui nessa parte a pintura já esta quase todo definida, diria que é a parte bruta já feita. Uma coisa que com o tempo fui aprendendo é ir fazendo o desenho trabalho todo ele não ficar só em um elemento tipo; fazer primeiro a serpente e depois as rochas. Vai se trabalhando ele todo vc consegue um resultado mais pratico, e vai tendo uma visão melhor do fim do trabalho. E continuo com o pincel, não gosto desses filtros e texturas prontas do photoshop. Acho que. Para pintura digital ficar algo mais pessoal, tem que ser encarado como uma tela mesmo, lógico que os layers vieram pra nos ajudar.. Mas use o mínimo possível.. Nesse desenho eu uso só três layers um pro fundo outro pros personagens e um outro pra dar um efeito das espumas da água.




















E por fim. A ilustração pronta! Fui dando mais uma trabalhada nos contrastes procurando dar mais volume e trabalhar mais na água querendo dar a impressão de espuma, mas algo com cara de pincelada.. Eu poderia fazer mais coisas nessa ilustração, mas como o tempo anda meio corrido, vou deixar pra outra hora. Mas, já considero algo aceitável. É isso. Qualquer pergunta, estarei respondendo assim que der..Valeu!