sexta-feira, março 25, 2011

Tutorial ilustração

    Vou postar aqui um passo a passo de uma das ilustrações feitas para o último livro que trabalhei. Logo coloco mais detalhes sobre ele.

Ultimamente tenho feito tudo digital, desde a rafe até a finalização. Não que eu tenha abandonado o lápis e o papel. Ainda prefiro esse contato manual, mas no momento tem sido mais fácil esboçar na tablet. Pro esboço uso o Photoshop.


    Após o esboço aprovado pelo autor, começo a pintura, sempre definindo cor de fundo. Para pintura utilizo o Painter 9.




Vou preenchendo todo desenho. Sempre utilizando mesmo brush e mesma textura. Painter é um programa que encaro sempre como sendo o mais próximo à técnica tradicional. Ele não é um programa e edição. Procuro sempre usar o minimo do programa. Nada de efeitos. Apenas abuso nos layers



     Após preencher quase todo desenho, começo a ir trabalhando pouco da iluminação.





    E pra finalizar dou alguns detalhes a mais. Trabalho um pouco os tons no Photoshop. E é isso ai. Fácil né? Mas é essa ideia. No final o que busco mesmo é essa espontaneidade na textura e traço. Sem se preocupar muito com erros, saindo das formas prontas e carimbadas que pintura digital geralmente tem.


4 comentários:

  1. Caramba Adilson!!!
    Era muito afimde ver um passo-a-passo seu. Feito por vc parece mais fácil hehehe.
    Parabéns mais uma vez pelo trabalho e pela a iniciativa de mostrar um pouco da sua forma de trabalho.
    Sou fã!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, amigão, parabéns!
    Suas ilustrações são demais!

    Abraço cordial e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Caraa..sua tecnica é legal...e os resultados são sempre impressionantes... Seus trabalhos me passam aquele clima esquecido da infancia...muito bom...
    Meus parebens mais uma vez...

    ResponderExcluir
  4. Lindo o seu trabalho. Ando viajando pela net procurando ilustradores. Trabalho com crianças e tenho sonhado criar uma turminha de personagens. Gostei muito mesmo dos seu estilo. Sei desenhar tbm, mas tô longe de tais resultados na minhas produções... uma horinha dessas chego lá... srsr Um forte abraço, querido!! Sucesso!

    ResponderExcluir